"Não há saber maior ou menor, há saberes diferentes" Paulo Freire

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Curso de Letramento e Alfabetização

Gente, ao final do curso tivemos que apresentar um plano de aula sobre o livro "A viagem de Filomena" e mostrar na prática esse conteúdo, pena que não levei a câmera, mas aí está o plano de aula interdisciplinar e a folhinha de exercício para quem vai trabalhar com essa historinha!

PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR


Tema gerador: Classificação dos animais
Temas Transversais: ética e meio ambiente
Áreas do conhecimento: ciências e português
Público Alvo: 1ª série/ 2º ano
Objetivos:
  • Explorar a palavra “FILOMENA” ( separação de sílaba, quantidade de letras e comparação com o nome de algum aluno da sala );
  • Conhecer as iniciais dos nomes de animais a partir de um acróstico da palavra “FILOMENA”;
  • Relacionar figuras de animais com seus respectivos nomes;
  • Classificar os animais em: terrestres, aquáticos e aéreos;
  • Estimular a criatividade.
Conteúdo:
  • Separação de sílaba;
  • Quantidade de letras;
  • Iniciais de palavras;
  • Classificação dos animais (terrestres, aéreos e aquáticos);
Desenvolvimento metodológico:
  • Incentivação: Leitura do livro “A viagem de Filomena”

  • Explicação:
  • Na palavra “Filomena” explorar a separação de sílaba, quantidade de letras e Inicial da mesma;
  • Iniciais dos nomes de animais;
  • Classificação dos animais (terrestres, aéreos e aquáticos).

  • Atividade de fixação:
  • Folha com exercício;
  • Fixar no cartaz figuras de animais classificando-os.

  • Correção:
  • Oralmente com a participação da turma.

Recursos:
  • EVA
  • figuras
  • cola
  • papel colorido
  • cartolina
Avaliação: Observação da participação individual e coletiva, organização de ideias, capacidade de concentração. 


FOLHA DE EXERCÍCIOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário